Sobre a EMT

Estimulação Magnética Transcraniana

O que é estimulação magnética transcraniana?

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento não invasivo que estimula as células nervosas do cérebro através de campos magnéticos, sendo uma técnica segura e eficaz.  

O cérebro funciona como uma rede de neurônios que se comunicam entre si. Esta comunicação se dá através de estímulos químicos e elétricos. A EMT visa a modulação da comunicação elétrica dessas redes.

Como funciona

Enquanto o paciente permanece sentado e relaxado, recebe os pulsos através da bobina posicionada na região de interesse. O padrão dos pulsos e a região de aplicação dependem do tipo de sintomas e da patologia que se vai tratar.  

Na fase aguda (início do tratamento) são sessões diárias e depois só é necessário manutenção 1 vez por semana, podendo ter fase de desmame ou não.

Benefícios da EMT

Rápido

O tratamento dura apenas de 1 a 3 meses, além da rápida resposta inicial

Conveniente

As sessões duram apenas 20 a 30 minutos e como praticamente não tem efeitos colaterais, o paciente pode voltar a sua rotina diária normalmente

Seguro

A EMT é uma técnica não invasiva e portanto não precisa anestesia, comparado a outros métodos de neuromodulação

Sem remédios

Com a indicação e o tratamento correto, a EMT pode ser ainda mais efetiva que os psicofármacos

Seguro e eficaz

A FDA, instituição que controla medicamentos e tratamentos nos Estados Unidos, aprovou a EMT como um tratamento para depressão em 2008 e em 2013 aprovou para manejo da dor. Aqui no Brasil, a EMT foi aprovada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 2012.

O tratamento teve origem na década de 80 e vem sendo sendo estudada cada vez mais, se tornando um tratamento consolidado, seguro e eficaz.

Indicado para depressão

O estímulo magnético transcraniano é indicado para pacientes com depressão uni ou bipolar sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico. Pode ser combinado ou não ao uso de medicamentos. Os protocolos variam entre si em relação a tempo de estímulo e repouso, posição e frequência. 

É sabido que a depressão é uma condição psiquiátrica significativa na população, e a prevalência de depressão refratária é desconhecida, entretanto estima-se que 30% dos pacientes com depressão não respondem ao tratamento farmacológico. Além disso, nem todos os pacientes se adaptam ou toleram os efeitos colaterais das medicações. 

ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia é um transtorno mental que acomete pessoas de qualquer idade, gênero, etnia e classes sociais, e  segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atinge cerca de 1% da população mundial. É caracterizada com sintomas como alucinações (alteração da sensopercepção) e delírios. 

O tratamento padrão da esquizofrenia é realizado com antipsicóticos, sendo que a neuromodulação em estímulo magnético transcraniano é reservada para alucinações auditivas.

Outras indicações

Muitos estudos surgem na direção de aprovação do uso da técnica de estímulo magnético transcraniano para outras indicações, avaliando principalmente resposta e segurança. 

Dentre essas indicações temos principalmente o TOC, TEPT, recuperação motora pós AVC agudo, manejo de dor crônica e zumbido. Além disso, EMT tem demonstrado bastante potencial no controle de fissuras em dependência química especialmente de tabaco, álcool e cocaína.

Cuide da sua saúde mental com o que há de mais avançado

O tratamento pode ser indicado pelo seu médico e o formulário de encaminhamento está disponível para médicos em Contatos. 

Se você quer saber se o tratamento EMT é pra você ou quer apenas marcar uma consulta psiquiátrica, entre em contato conosco.